+55 85 3077-4343
+

22

mar, 2016

A importância do Recrutamento e Seleção por Competências e Valores

By: | Tags: , , , , , , , , , , , , , , , | Comentários: 0

Olá, estudantes, profissionais de RH, gestores e interessados no assunto!

Mais do que nunca, as empresas chegaram a um ponto que precisam focar na qualidade e na assertividade dos processos de Recrutamento e Seleção de pessoas. Muitas técnicas, processos e ferramentas são desenvolvidas para que isso ocorra e um modelo muito estratégico é o modelo de Seleção por Competência e Valores em que a área de Recursos Humano atua de forma alinhada com a estratégia da empresa.

Antes de iniciar o processo de Seleção por Competência, o profissional de RH precisa permear pelos seguintes passos:

  • Desenho da Identidade Organizacional

Acreditamos que tudo começa com autoconhecimento e para as empresas, isso não teria como ser diferente! Para o início de qualquer trabalho organizacional é fundamental o desenho da identidade da empresa: Missão, Visão, Valores darão um norte nas práticas a serem desenvolvidas!

  • Identificação dos fatores relevantes para o Negócio (Empresa):

Para atuar na área de RH, o profissional precisa entender sobre as estratégias do Negócio em que está inserido. Ou não terá uma atuação assertiva e estratégica.

Um bom planejamento estratégico responde perguntas importantíssimas como:

  • Quem é o nosso cliente?
  • O que ele busca?
  • O que é fator de decisão para que o cliente adquira o nosso produto/serviço?
  • Quais fatores garantirão o posicionamento de nossa empresa no mercado?

 

  • Mapeamento das Competências do Negócio:

Uma vez identificando os fatores relevantes para o sucesso do negócio, é necessário mapear quais as competências que servirão como base para as diversas práticas de RH. Subsistemas como Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de desempenho devem utilizar esse mapeamento como base!

  • Mapeamento das Competências para cada cargo:

Após mapear as Competências do Negócio, é necessário detalhar quais dessas competências são gerais (para todos os cargos existentes na empresa) e quais são específicos (apenas para alguns cargos existentes em seu organograma). Esse detalhamento dará uma maior assertividade para os processos de RH!

Após obter essas informações, você estará apto para planejar, executar e avaliar as etapas do processo de seleção por competência! Em meu curso, dividimos em 4 etapas:

1. Recrutamento:

Nessa etapa do processo, você precisará planejar e executar ações baseando-se em perguntas como: onde divulgar? De qual forma divulgar a vaga? Quanto gastarei?

2. Seleção

Na etapa que chamamos de “Seleção”, possuímos diversas teorias e modelos de práticas para que nos auxilie na escolha dos candidatos de acordo com o perfil anteriormente mapeados. Ex: Técnicas de jogos grupais, Provas situacionais, Entrevistas por Competência, Inventários e testes psicológicos, entre outras.

3. Adaptação do novo colaborador

Após a aprovação do candidato, o setor de RH em parceria com o gestor direto deve garantir a adaptação deste em diversos sentidos como social e profissional.

4. Avaliação

A avaliação geralmente é realizada durante  período de 90 dias (período de experiência) e você poderá utilizar ferramentas para que isso ocorra. Desenvolver habilidade em emitir feedback é fundamental!

 

Cada etapa divide-se em vários processos, indicadores gerenciais, teorias e ferramentas práticas que você poderá adaptar para a sua realidade e da sua empresa!

Será um prazer compartilhar com você teorias e práticas desse subsistema tão estratégico que é o de Recrutamento e Seleção por Competência e Valores!

Com carinho,
Júlia Vieira*
CRP: 11/03318

* Sócia-Diretora da DH Consultoria. É psicóloga formada pela UNIFOR com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), especializanda em Terapia Cognitiva Comportamental (Unichristus). É, ainda, Certificanda Internacional do Enneagram Professional Training Program (Iluminatta e UP9).

 

SERVIÇO

Recrutamento e Seleção por Competências e Valores
Dias 9 e 10 de abril
Horário: 8 às 18 horas | 20 horas/aula
Investimento: R$ 300,00 | Desconto de 10% em pagamento à vista
**Pacotes para grupos: a cada 3 inscrições, o grupo ganha 1 matrícula de cortesia.
Mais informações: (85) 9 8847-0274

 

Comentários

Comentários