+55 85 3077-4343
+

19

ago, 2014

A Arte de se Comunicar

By: | Tags: , , | Comentários: 0

 

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

Com o gradativo crescimento da competitividade, algumas empresas investem em treinamentos não apenas técnicos, mas também comportamentais, com o intuito de desenvolver nos funcionários, habilidades para enfrentarem o mercado atual. Diante de uma visão sistêmica, onde todos os setores contribuem para os resultados da empresa, a comunicação é uma habilidade fundamental para o funcionamento de uma organização. 

A técnica da arte-terapia adapta-se bem ao ambiente organizacional, uma vez que seus recursos fazem com que os funcionários despertem para o assunto abordado de uma forma vivencial. Este estudo investiga a percepção dos funcionários acerca de um recurso da arte-terapia, a modelagem com massinha, em um treinamento sobre comunicação.

O ESTUDO


METODOLOGIA E PROCEDIMENTO

Trata-se de estudo qualitativo desenvolvido em uma empresa de serviços de Fortaleza. Um grupo de 14 informantes foi dividido em 3 equipes onde, no primeiro momento cada uma ficou responsável pela construção da parte de uma casa com massa de modelar, porém as equipes não podiam se comunicar.

Em um segundo momento, foi solicitada a mesma tarefa, agora com a comunicação livre entre as equipes. As partes da casa foram montadas e as duas casas comparadas. Foram registras pelos participantes as percepções sobre a importância da comunicação nos resultados, assim como a aceitação da técnica de modelagem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente, o que destaca uma empresa no mercado é o diferencial que ela proporciona para os clientes. Para isso, é necessário que esta seja composta por funcionários que desenvolvam habilidades não apenas técnicas, mas também comportamentais. A arte-terapia utiliza recursos que podem ser utilizados no ambiente organizacional.

Através do lúdico, pode-se vivenciar experiências, facilitando o processo de aprendizagem. Com o manuseio da massa de modelar representamos de forma projetiva, pensamentos e sentimentos, podendo proporcionar reflexões, facilitando o aprendizado.

RESULTADOS

De acordo com os registros dos participantes sobre a técnica, obtivemos quatro grandes categorias, a partir das quais, podemos concluir que houve uma boa aceitação da técnica massa de modelar como ferramenta para treinamento no ambiente organizacional.

CATEGORIA I – Retorno à infância

“Recorda a infância, onde tudo é festa”.
“Foi maravilhoso voltar a ser criança novamente”.

CATEGORIA II – Desenvolvimento da criatividade

“Um bom mecanismo para se trabalhar a criatividade”.
“Mexe com a criatividade deixando fluir naturalmente a emoção”.

CATEGORIA III – Relaxamento

“Por um momento esqueci de tudo lá fora!”
“No stress!”

CATEGORIA IV – Facilita o Aprendizado

“Treinamento bastante criativo e que indiretamente nos mostra como é trabalhar em grupo, de uma maneira bem descontraída”.
“Treinamento interessante, mostrou a realidade do dia-a-dia, que nem sempre trabalhamos em equipe. Foi uma verdadeira reflexão”.

 

Natureza do Trabalho: Relato de Pesquisa/ Área: Psicologia do Trabalho
VIEIRA, Júlia Beatriz de Alencar Gadelha
ACCIOLY, Luciana Alencar

Comentários

Comentários

Deixe uma Resposta